Cadeiras Design | Brasilia – DF | Casa, Móveis e Decoração

CADEIRAS DESIGN

Poltrona Barcelona: conheça a história desse clássico do conforto

Quem gosta de design e já teve que procurar uma bela cadeira para fazer parte de um projeto de uma sala ou de um escritório, com certeza já se deparou com a cadeira Barcelona. Esse clássico do design faz muito sucesso não apenas por ser uma daquelas peças que trazem um ar especial para qualquer ambiente, mas também por ser uma referência em conforto. E se você se interessa por saber um pouco mais sobre a história dessas peças que se tornaram clássicos, nós reunimos aqui algumas informações interessantes sobre o processo de criação da poltrona Barcelona.

Mies Van Der Rohe:

Mies Van Der Rohe é um importante arquiteto alemão e um dos responsáveis pelas aulas em uma das escolas referência do design, a Bauhaus. Seus trabalhos trazem como característica principal as formas geométricas e o racionalismo. Van Der Rohe é conhecido por fazer peças de mobiliário que embora pareçam simples, são reconhecidas principalmente pela sofisticação e pela modernidade.

Um dos grandes legados de Mies Van Der Rohe é ser um dos pioneiros nos móveis com estrutura de aço tubular e ter permitido a produção dessas peças em escala industrial, que era um dos preceitos da Bauhaus, escola da qual foi diretor de 1930 até 1933, quando começou a ser perseguido pelos nazistas, o que culminou para a sua mudança para os Estados Unidos em 1937.

Van Der Rohe forma com Le Corbusier, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright os grandes nomes da arquitetura germânica moderna. Além de Móveis, Rohe é responsável por construir prédios e edifícios e inovar com fachadas de vidro e estruturas metálicas.

A Poltrona Barcelona:

A Cadeira Barcelona foi criada em 1929 por Mies Van der Rohe e apresentada pela primeira vez no mesmo ano no pavilhão alemão da Feira Internacional de Barcelona. A cadeira, que até hoje é considerada um clássico do design, é formada por duas partes: a cadeira em si, e um encosto para os pés. Na época, o arquiteto foi o responsável por projetar todo o pavilhão alemão da feira, e devido ao sucesso da poltrona, logo depois projetou outros itens para a coleção barcelona como puff,, mesa e coach.

A inspiração para a criação da poltrona veio da realeza. Mies queria projetar uma cadeira que remetesse ao conforto dos móveis utilizados por reis e rainhas. A empreitada deu certo. Devido ao aço flexível no qual é projetada a cadeira, a estrutura se molda ao peso de quem se sentar ali, se tornando um móvel extremamente confortável. Hoje em dia é possível encontrar a Poltrona Barcelona tanto na versão de couro legítimo como na de couro ecológico e em diversas cores.

Além da Poltrona Barcelona, Mies Van Der Rohe é responsável por projetar outros móveis que se tornaram clássicos do design.

Se você se interessou e quer uma poltrona Barcelona para chamar de sua, você precisa conhecer a Cadeiras Design. Estamos localizados em Brasília e temos essa e outras opções de cadeiras para a sua casa. Visite uma de nossas lojas ou entre no site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − três =

×