CADEIRAS DESIGN

Cadeira Cross: saiba mais sobre esse modelo clássico e moderno

Se você está sempre de olho no que há de novo em decoração, com certeza, já se deparou com algum projeto que contivesse a cadeira Cross. Esse modelo de design aparentemente simples é encontrado em diversas cores e, por ser muito versátil, pode ser aplicado em diversos projetos: da sala de casa a um restaurante. E para saber mais sobre a peça, contamos um pouco de sua história e de como ela foi desenvolvida:

A Cadeira Cross

A Cadeira Cross foi criada por volta de 1830 por Michel Tornet. Alemão, Tornet era construtor de móveis e máquinas e criou uma máquina que revolucionou o mercado mobiliário da época. Esse aparelho conseguia criar móveis em madeira curva através do aquecimento e do molde da madeira. Em razão dessa invenção, Michel conseguiu criar uma linha inteira de móveis curvos em madeira, que foi considerada, na época, a melhor e maior linha de móveis do estilo. Entre as peças criadas através dessa invenção de Tornet, estava a cadeira Cross. Apesar de possuir um design bastante retrô, que lembra um pouco aquelas cadeiras da vovó, a cadeira Cross resistiu ao tempo e se tornou um grande ícone do design. Produzida em diversas cores, o modelo ainda é comercializado por diversas lojas até hoje.

A revolução

O grande triunfo de Tornet, além de conseguir criar modelos diversos em madeira curva, é o fato dele ter pensado também na possibilidade de exportação dessas peças. A maioria das cadeiras criadas nessa linha são feitas a partir de sete ou oito partes, o que permite que elas sejam desmontadas e enviadas para outros países com relativa facilidade. Enviar móveis de uma cidade para outra ou até de um país para outro é algo muito natural para nós, mas era muito complicado no séc. XX. Tornet revolucionou o mercado quando conseguiu criar peças que, além de bonitas e duráveis, ainda eram relativamente fáceis de serem transportadas se desmontadas. Seus móveis viajaram para diversos países, inclusive para lugares longínquos como a Austrália. Além da cadeira Cross, Michel Tornet criou outras inúmeras peças que se tornaram clássicas e hoje são inclusive parte do acervo de museus pela Europa.

Onde usar

A cadeira Cross resistiu há séculos como uma boa peça de design justamente por ser extremamente versátil. Apesar de ter um ar retrô, o modelo é produzido em diversas cores e fica bem em vários ambientes e tipos de decoração. A cadeira Cross vai bem na sala de jantar ou estar e até em home-offices ou varandas de apartamento. O modelo também vai muito bem em ambientes como cafés e restaurantes. Se você está querendo uma cadeira com informação de design para colocar na sua casa ou no seu negócio, você precisa conhecer a Cadeiras Design. Somos uma empresa de Brasília e fornecemos diversos tipos de cadeiras, poltronas e mais móveis e itens de design para atender às suas expectativas e necessidades. Para saber mais, visite nosso site e conheça nosso catálogo. Ou venha nos fazer uma visita em uma de nossas unidades. Ficaremos muito felizes em te receber!

Posts Relacionados