CADEIRAS DESIGN

Cadeira Tolix: saiba mais sobre esse modelo em inox que é um clássico moderno

Alguns móveis acabam se tornando peças tão atemporais, que é completamente possível que eles se tornem verdadeiros hits do design, mesmo anos depois de terem sido criados. É o caso da cadeira Tolix. Criado em 1934, o modelo nunca saiu de moda, mas tem estado especialmente em alta nos últimos anos, principalmente em projetos que tenham um ar mais industrial.

Criada em aço inox, a Cadeira Tolix é apresentada em diversas cores e pode ser utilizada em diferentes cômodos da casa. Nós aproveitamos para contar um pouco mais sobre esse modelo que é um verdadeiro clássico moderno.

A história:

Criada nos anos 1930, a cadeira Tolix nasceu na França pelas mãos de Xavier Pauchard. Pauchard trabalhava criando telhados de zinco e em 1907 acabou fazendo uma descoberta importante. É que ele percebeu que era possível proteger uma chapa de metal da ferrugem se ele a emergisse em zinco fundido. Ou seja, ele descobriu a galvanização (que já havia sido patenteada na França em 1837).

Percebendo que era possível fazer com que o metal não enferrujasse, Pauchard conseguiu não só criar telhados muito mais duráveis para os seus clientes, como também teve a ideia de criar móveis para a área externa utilizando esse aço galvanizado. Afinal, o material era resistente às mudanças de temperatura e ao sol e à chuva.

Foi a partir dessa ideia que Pauchard criou em 1937 sua fábrica de móveis, a Tolix.

A produção:

A partir da criação da fábrica, Xavier Pauchard começou a criar vários tipos de móveis. Ele criou cadeiras e banquetas, todas em aço galvanizado, e além de duráveis as peças eram também leves e facilmente empilháveis. Isso foi atraindo a curiosidade de vários estabelecimentos como restaurantes, cafés e hospitais, e suas peças acabaram fazendo um imenso sucesso. Uma das razões da cadeira Tolix ter aberturas dos lados, era para deixar com que a chuva escorresse com facilidade. Assim, em ambientes externos, a cadeira não corria o risco de ficar encharcada.

Toda a inteligência no design da cadeira Tolix fez com que ela se tornasse um verdadeiro clássico e que, inclusive, integrasse o acervo de alguns museus importantes como é o caso do MoMa em Nova York, e do Pompidou, em Paris.

O uso:

Atualmente a cadeira Tolix é bastante utilizada não só em ambientes comerciais, mas também em casas e apartamentos. Esse modelo fica especialmente bem em projetos que tenham um ar mais industrial, mas também serve para quebrar a seriedade de projetos mais clássicos. É possível encontrar a Tolix em diversas cores e, apesar dessa cadeira ter sido criada para o ambiente externo, ela também pode ser empregada em salas de jantar, estar e escritórios.

Se você quer uma cadeira Tolix para chamar de sua e mora em Brasília e região, você precisa conhecer a Cadeiras Design. Temos esse modelo e vários outros clássicos do design contemporâneo para deixar sua casa ainda mais bonito. Venha até as nossas lojas ou acesse nosso catálogo online e saiba mais!

Posts Relacionados